-
Arquitetos: Platau
- Área: 650 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Wissam Chaaya
-
Fabricantes: Hansgrohe, CE.SI. Ceramica, Meridian Audio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é da renovação do interior de uma cobertura de dois pavimentos para uma família de quatro pessoas, localizada em Wadi Abu Jamil no Distrito Central de Beirute. A disposição original da cobertura possuía uma circulação fragmentada entre os dois pavimentos com uma interação espacial antiquada e um hall de acesso principal muito estreito.
A intervenção espacial mais significativa foi a introdução de um espaço com pé-direito duplo no centro da casa, reorganizando ao seu redor as áreas de salas de convívio, de trabalho, dormitórios e depósitos.
Definido por um revestimento de painéis de madeira, este elemento na entrada foi alargado e transita suavemente até a recepção, devolvendo ao seu centro a escada como um elemento característico. As escadas tornam-se uma estrutura flutuante no interior do referido espaço, suspensa a partir do teto por perfis verticais de aço, que destacam-se por sua leveza e pela descamação da pele e da laje, como se estivesse flutuando no espaço de pé-direito duplo.
A madeira fornece uma continuidade curvilínea horizontal e vertical entre o átrio expandido e os espaços adjacentes em ambos os pavimentos. Esta pele integra as portas dos dormitórios contíguos e armários com iluminação embutida.
O mesmo tratamento é aplicado à parede interior do dormitório. Os perfis de aço se sobressaem para criar alças e prateleiras.
Em contraste com o seu núcleo de madeira, as superfícies da cobertura foram revestidas com tinta branca, o piso é de mármore branco e de aço branco nas escadas.
Os diferentes dormitórios foram concebidos com um sistema convencional para paredes exteriores pintadas de branco e com diferentes revestimentos interiores, portas de madeira incorporam a biblioteca e os armários.
Durante seus estágios de desenvolvimento e implementação, o projeto tornou-se uma exploração da vasta gama de formas de projetar e fabricar a arquitetura, à luz das limitações dos artesãos locais.